Coworking carrega colaboração no nome, mas para isso é preciso interação. Para pessoas tímidas esse processo é mais difícil, pois o contato com outros residentes tende a ser mais modesto ou mesmo inexistente.

Se esse é o seu caso, saiba que é possível vencer essa barreira e aproveitar um dos principais benefícios de um coworking: o network.

Separamos 5 dicas para ajudar você nisso. Confira!

1 - Compareça aos eventos do seu coworking

Happy hours, cursos, palestras e todas ações de um coworking são momentos muito promissores para conhecer os seus colegas residentes e possíveis futuros parceiros, clientes e fornecedores. Outra dica é: sempre ter cartões de visita com você. É uma forma eficiente de fazer com que as pessoas saibam quem você é e levem os seus contatos consigo.

2 - Promova ações

É importante para você e para o seu trabalho que as pessoas te conheçam. Uma das maneiras mais eficientes disso acontecer é quando você é o centro das atenções. Sugira eventos e/ou ações dentro do coworking sobre o seu negócio. Exemplos. Se você tem uma marca de roupa, promova um bazar. Se você é um profissional de Comunicação, faça uma palestra gratuita sobre assuntos que você domina e que seja de interesse dos residentes. Assim as pessoas saberão quem você é e isso facilitará o seu contato com elas.

3 - Seja gentil

Você pode ser uma pessoa tímida, mas isso pode ser encarado como falta de educação, dependendo da situação. Dê bom dia/boa tarde/boa noite e responda quando receber. Sempre que possível, elogie algo, se mostre interessado(a) ou simplesmente abra um sorriso. A gente nunca sabe o que um "que horas são?" pode virar no mundo dos negócios. Com um pouco mais de disposição, você pode comprar pizzas, colocar em um lugar estratégico e deixar um bilhete escrito "essas pizzas são um presente da pessoa tal para vocês". Acredite, pizzas unem pessoas!

4 - Aproveite os espaços de convivência

Coworkings geralmente possuem espaços de convivência como cozinha, área de jogos, sala de descanso e outros. Aqui no Manifesto temos até uma varanda linda para promover a interação dos residentes. Use esses espaços para conhecer pessoas. Esses lugares não se chamam "espaços de convivência” à toa.

5 - Chama a gente

Temos diversas pessoas no Manifesto - como Léo, Iza e Grazi - que podem te ajudar a se conectar com outros residentes e identificar um futuro parceiro, fornecedor ou cliente. Chega na gente e pergunta "temos algum residente fornecedor nessa área?", "vocês sabem de algum residente que pode se interessar pelo meu trabalho?" ou mesmo "vocês sabem quem pode dar dicas de bons restaurantes ou que fazer na cidade hoje à noite?". Aqui unimos profissionais, setores, amigos e ideias. Unimos pessoas!

Existem outras inúmeras formas de você se aproximar e conhecer pessoas dentro de um coworking e elas variam a partir da sua personalidade e disposição para conhecê-las. Não deixe sua timidez inibir futuros negócios, relações e ótimas experiências que um coworking pode te proporcionar. Estamos na torcida por todos vocês! :)

1 Comment