Sustentabilidade.
substantivo feminino
característica ou condição do que é sustentável.


Quando você pensa em sustentabilidade, imagina automaticamente uma relação equilibrada com a natureza e pensa em meios para fazer com que o desenvolvimento social e econômico possam co-existir sem afetá-la tanto? Sim, isso faz todo o sentido e nós também queremos um mundo sustentável.
A sustentabilidade integra, inclusive, dos 5 valores que compõem a cultura do coworking e que encontram-se reunidos no Coworking Wiki, um dos repositórios da comunidade coworking mundial disponíveis no portal coworking.com. Os outros quatro são Colaboração, Transparência, Comunidade e Acessibilidade. :-)
Por isso, hoje decidimos falar um pouco sobre o que é a sustentabilidade no nosso contexto, num ambiente de coworking. Há muitas maneiras de abordar o tema e nós escolhemos quatro: as relações com a comunidade interna, as relações com a comunidade à nossa volta, o estímulo à formação de um consciência coletiva de co- responsabilização e o valor essencial de compartilhamento.
Vamos começar de trás para frente.


Compartilhar é sustentável
O princípio de existência de um coworking é, por si só, correlato à sustentabilidade.
Neste caso, o compartilhamento como essência tende a tornar o ambiente mais verde, afinal, o uso coletivo favorece a economia de recursos. Dividimos espaços, energia, água, e ganhamos eficiência porque nos estimulamos a fazer isso de forma racional.


Co-responsabilizar- se é sustentável
No contexto de um coworking, sustentabilidade tem tudo a ver com co-responsabilização. Na medida em que vivemos em comunidade - não no sentido de dividirmos espaços físicos apenas, mas da convivência real, ativa e proativa - nos forçamos a ajustar nossos modos egoístas de vida. Aprendemos todos os dias sobre empatia, sobre como nossas ações impactam a comunidade (para o bem ou para o mal) e sobre como podemos ser relevantes do nosso modo para um grupo tão diverso de pessoas.

 

Mudar é sustentável
Em um coworking, o mundo não está à nossa volta. Ele está dentro de nós, girando sem parar. Aqui, pessoas diferentes, com ideias diferentes e modos diferentes de enxergar as coisas oxigenam o nosso pensamento e nos fazem repensar nossas práticas o tempo todo. Aqui a gente precisa se reiventar para continuar existindo. E este é um movimento natural, que acontece de modo muito orgânico e, por vezes, surpreendente. Somos sustentáveis porque nos dispomos a acompanhar as mudanças do mundo e, sobretudo, a também provocar mudanças nele.


Viver em comunidade é sustentável
Há quem diga que a independência de uma comunidade está em poder alimentar a si
própria. Nós podemos, mas não nos satisfazemos com isso. Somos sustentáveis
porque nos alimentamos e retroalimentamos, mas queremos mais, podemos mais,
somos mais. E nossos radares nunca estão desligados. Queremos interagir com a
nossa comunidade de residentes, mas também com a comunidade geograficamente à
nossa volta, com outras comunidades mais distantes. Queremos aprender assim
porque acreditamos que aprender com a diversidade é sustentável.


>Somos o que somos, mas podemos mudar e ser múltiplos. Isso é sustentável.
>Somos uma rede diversa e nos retroalimentamos o tempo inteiro. Isso é sustentável.
>Trocamos informações, somos honestos e estamos atentos às necessidades uns dos
outros. Isso é sustentável.
>Estamos abertos à mudança, gostamos dela e a utilizamos como motor para
crescermos juntos. Isso é sustentável.

Comment