Para quem está querendo dar aquele empurrão na criatividade, temos uma dica daquelas: este sábado 21 é dia de Oficina de Moodboard no Manifesto Coworking. 

Mood o quê? 

O Moodboard é uma ferramenta que facilita a comunicação entre cliente e profissional criativo e garante o alinhamento de expectativas estéticas de todos os envolvidos no processo. Ele permite que você estampe visualmente as suas ideias em algum lugar, exemplificando cores, texturas, formas e estilos. Além disso, vai facilitar a vida do seu cliente, que vai ter uma ideia melhor do projeto final. 

Nesta oficina, você vai aprender a construir um universo conceitual e visual e transmitir suas ideias de forma clara e acessível. Quem vai ministrar é a Avocado, um escritório de design que fica aqui no prédio, criado em 2013 e composto por sete pessoas. Com um processo criativo voltado para a análise crítica do contexto e para a experimentação de possibilidades que transcendem o óbvio, a Avocado atende clientes nacionais e internacionais criando sistemas de marca, espaços e produtos de design que refletem um posicionamento claro e que alcançam um objetivo estratégico. 

"O meu 'descolado' pode não ser o mesmo que o seu 'descolado'. Expressar e conectar ideias abstratas como sentimentos, sensações e conceitos pode ser complicado usando somente palavras e imagens literais. Além de ser muito divertido de ser criado, o moodboard facilita este processo", explica Alessandra, da Avocado.

 

O que vai rolar:

Parte 1 - Afinal, o que é um moodboard?

Vamos ensinar o beabá do moodboard aplicado a usos variados, com referências e exercícios de interpretação e análise imagética.

Como usar essa ferramenta para melhorar o meu processo?

Todo o conteúdo da Oficina pode ser aplicado a qualquer processo criativo! Seja em projetos de design, arquitetura, escrita ou moda, vários segmentos podem se beneficiar de um universo visual claro e acessível. Além disso, aprender a falar sobre imagens além do literal é fundamental para um discurso eficiente.

Parte 2 - Ferramentas

Apresentação e demonstração de plataformas digitais e físicas para moodboard, porque trabalhar na nuvem tem suas vantagens, mas colocar a mão na massa também tem seu valor. Também vamos ensinar onde buscar as melhores referências, sejam online ou off-line.

Parte 3 Teoria e prática – E agora, por onde eu começo?

Antes de tudo, é importante definir seus objetivos e um ponto de partida com conceitos iniciais. Ensinaremos tudo o que seu moodboard precisa ter e como criá-lo do zero, seguindo fundamentos de composição, forma, e equilíbrio.

Atividade 1

Criação manual – Com base em uma proposta inicial definida, vamos compor um moodboard e colocar em prática o que aprendemos com materiais visuais, táteis e olfativos. Vamos interpretar os moodboards em grupo e analisar a transmissão dos conceitos e objetivos.

Atividade 2

Criação colaborativa – Com base em uma proposta mais ampla, vamos representar uma gama de conceitos para uma finalidade objetiva, definida em conjunto. Aqui, aplicamos todas as noções teóricas, definimos como cada palavra deve ser expressa no painel e conectamos diferentes conceitos por meio da imagem, para gerar um entendimento global e aplicado do tema. Vamos dar dicas de como apresentar verbalmente sua composição e melhor expressar sua mensagem :)

-

A oficina vai acontecer neste sábado, dia 21, das 14 às 18h, aqui no auditório do Manifesto Coworking (Asa Norte).

 

Interessados podem se inscrever aqui.