Meditação no trabalho é possível? É mais que possível! E é importante, ainda mais quando dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 90% da população tem sintomas de estresse. Além disso, o Brasil ostenta o título de segundo mais estressado do mundo em um ranking com dez países, feito pela International Stress Management Association (Isma - Brasil).

Não dá para deixar que o estresse atrapalhe o nosso rendimento profissional, correto? Pensando nisso, separamos algumas dicas para você conseguir meditar no ambiente de trabalho.

Hora de respirar

Concentre-se na respiração, nas batidas do coração ou na pulsação do corpo. Feche os olhos e focalize o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões. Se uma pessoa está ansiosa e agitada, o gesto de inspirar e expirar o ar longamente simboliza expelir o que está incomodando, propiciando um estado de serenidade e aumentando a produtividade.

Todo tempo é válido

Há quem pense que só quem dispõe de muito tempo pode meditar. No entanto, dez minutos já são suficientes para sentir o efeito da prática meditativa. Tudo depende da sua disponibilidade. Se você geralmente tira uma hora de almoço, pode utilizar 10 minutos para se concentrar. Para meditar, só é preciso força de vontade e o desejo de aproveitar os benefícios que virão.

Falta de espaço não é desculpa

Seria ótimo se você tivesse um local especial onde pudesse ficar sozinho e relaxar sem ser incomodado. Mas, se você não possui essa infraestrutura onde trabalha, pode utilizar algumas táticas. Sente-se em qualquer lugar em que fique confortável, com a coluna ereta. Coloque um fone de ouvido e comece a meditar. Você não vai incomodar ninguém e, provavelmente, as pessoas nem perceberão o que você está fazendo.

Crie uma rotina

Para sentir os efeitos benéficos da meditação, é essencial que você pratique com frequência. É bom ter uma constância e meditar todos os dias, mesmo que em pouco tempo, em um horário pré-determinado, assim a mente se condiciona. Ah, e não existe horário certo para meditar. Mas priorize meditar no meio do dia, pois sua mente já está cansada do turbilhão da manhã e meditar dá um gás para a outra metade do dia.

Experimente a meditação guiada

Os iniciantes da meditação podem ter dificuldade para não desviar a atenção durante o processo. Nesses casos, a meditação guiada é muito útil. Vário aplicativos podem te auxiliar, como Headspace, Zen, Smiling Mind, Medita, Stop, Breath and Think, Calm e Insight Timer. Também tem uma plataforma muito bacana para respiração. É o Desacelera!

Temos um espaço para você!

Nós dispomos do espaço ideal para a sua meditação e ele fica aqui mesmo, no Manifesto Coworking. A nossa varanda ao ar livre está aberta para você tirar um tempinho para encontrar o equilíbrio e tranquilidade que precisa para tocar os seus projetos com mais produtividade. Fique à vontade para usá-la! :-)

Gostou das dicas? Por que não começar agora?

Se você for nosso residente, prometemos que não vamos te atrapalhar quando estiver de olhos fechados. :)

Quer conhecer o Manifesto Coworking? Venha nos visitar e experimente trabalhar conosco. Para saber mais sobre nossos planos, é só clicar aqui.