Ser um pequeno empreendedor ou profissional liberal implica em aprender a fazer Comunicação e Marketing Digital da sua marca por conta própria. Nem sempre é fácil fazer isso, já que somos geralmente as únicas pessoas responsáveis por comprar, vender, gerenciar, produzir, entregar, relacionar, entre tantas outras tarefas. Então escrevo essas dicas práticas de marketing digital para facilitar o dia-a-dia de pequenos empreendedores. Se você gostar das dicas, pode também querer fazer o Curso de Marketing Digital para Produtores Locais, aqui no Manifesto Coworking, em Brasília.

comp..jpg
  1. Cadastre sua marca no Google Meu Negócio

Sua empresa pode aparecer em destaque no Google quando alguém procurar por ela, como na imagem abaixo. É gratuito, basta se cadastrar no Google Meu Negócio, um agregador de serviços do Google para empresas.

google.png

Para se cadastrar, basta acessar o site do Google Meu Negócio.

  1. Escolha apenas duas redes sociais mais usadas pelo seu público

Entenda quais são as duas mídias sociais mais usadas pelo seu público principal e se preocupe em atualizar conteúdo frequentemente apenas nessas duas redes. Você deve se cadastrar em todas elas, e ter todas as informações das empresas preenchidas para fins de ser encontrado no Google, entretanto não há necessidade de atualização de conteúdo frequente em todas elas, somente nas mais usadas. Diminui a quantidade de trabalho e aumenta a chance de conversão.

  1. Aprenda a fazer anúncios no Google e Facebook

O Google é o buscador usado por mais de 80% dos brasileiros que acessam a internet, e para mais da metade das pessoas que usam redes sociais o Facebook é a internet inteira. Aproveite o poder dessas duas grandes plataformas para chegar exatamente em quem está procurando o tipo de produto/serviço que você vende no Google, e use a segmentação milimétrica de público do Facebook e Instagram para chegar exatamente nas pessoas mais propensas a comprar de você.

Se você nunca pagou por anúncios em nenhuma dessas duas ferramentas, comece pelo Google Adwords Express e pelo aplicativo Gerenciador de Anúncios do Facebook.

  1. Escreva periodicamente artigos

Construir sua imagem através de criar autoridade sobre o assunto que você vende é uma excelente maneira de ajudar seus futuros clientes a confiarem em você. Escreva artigos que podem ajudar seus prospects a resolver problemas do dia-a-dia deles que têm a ver com o que você vende, como por exemplo, este post de blog. Idealmente você publica esses artigos no site que vende seus produtos ou serviços, mas pode também ser nos artigos do Linkedin ou mesmo no Medium, caso você ainda não possa publicar no próprio site.

  1. Capte depoimentos de clientes satisfeitos

Indicações são a forma mais curta de vender, e a internet pode registrar essas indicações e ampliar a capacidade do boca-a-boca. Tanto Google quanto Facebook já possuem sistemas de avaliação por estrelas que os clientes podem deixar para empresas. Que tal estimular seus clientes satisfeitos a deixarem avaliações e comentários nessas ferramentas? Você também pode captar vídeos de depoimento (com seu celular mesmo) e usar no site e divulgação da marca. Isso ajuda no processo de compra do cliente porque cria credibilidade no produto ou serviço.

 

Com essas dicas você já pode começar a ter resultados, atraindo mais clientes pela internet. Marketing Digital é um assunto amplo e sempre é possível aprender mais, mas dá para começar com o que é possível fazer dentro da sua realidade, e melhorar ao longo do tempo. Se quiser aprender mais, baixe o E-book de Marketing Digital para Pequenos Negócios e aproveita para fazer o Curso de Marketing Digital para Produtores Locais agora!

Ana Paula Coelho é publicitária e possui um MBA em Gestão Empreendedora em Marketing Digital. Acumula 15 anos de experiência em tecnologia, comunicação, marketing e empreendedorismo. É professora de pós graduação na PUC Minas Virtual, na disciplina de Google Marketing da especialização de Marketing Digital - Negócios e Estratégias; na especialização do UNI-BH de Marketing Digital e Mídias Sociais, na disciplina de Inovação e Empreendedorismo Digital; e também na disciplina de Negócios Digitais na no MBA de Gestão de negócios na UNA Divinópolis, Sete Lagoas e Contagem. É palestrante e educadora em Belo Horizonte, realizando cursos próprios em Marketing Digital (Marketing Digital para Produtores Locais, que já está em sua décima edição no GUAJA e terceira edição em Brasília e Mídias Sociais para Produtores Locais, em sua quinta edição em BH) e cria conteúdos sobre tecnologia, novas formas de educação e empreendedorismo no Ainda Que Tardia e sobre Marketing Digital no GUAJA e no Manifesto Coworking.

 

 

Comment