Ok, você já considerou todas as questões centrais que envolvem a decisão de trabalhar em um coworking (leia mais aqui) e concluiu que precisa encontrar um espaço colaborativo para chamar de seu... oops! De nosso fica melhor, certo?

Há muitas opções e perfis possíveis e a gente pode ajudar você a entender o que é mais relevante nesta escolha. Veja a listinha que fizemos e, com as respostas às perguntas abaixo, você certamente encontrará o espaço ideal para suas necessidades;

1. Há, de fato, interação e oportunidades de negócio?

Uma das coisas mais legais de trabalhar num coworking é, sem dúvida, a convivência. Por isso, o espaço que você escolher precisa ser ativo, vivo, ter programações interessantes, diversificadas, estimular a integração entre os residentes, atrair pessoas de fora.


2. O lugar é agradável?

O local de trabalho tem muitíssima influência na relação com a sua produtividade e o estímulo da criatividade. Então observe se a infraestrutura oferece conforto, se o lugar é bem iluminado, se há passagens de ar, climatização, silêncio (ou barulho) nos momentos certos, cozinha, copa e banheiro espaçosos, bem equipados e limpos. Em pouquíssimo tempo você vai notar como cada detalhe desses é importante. Isso sem falar em aspectos como acessibilidade e áreas de convivência.

3. Há boas opções de acomodação e privacidade?

Você trabalha sozinho? Tem um sócio? Colaboradores? Precisa de 1 ou 10 lugares? Precisa fazer chamadas telefônicas privadas? Reuniões de equipe ou com clientes? Realizar palestras? Tudo isso precisa ser considerado e o coworking do seu coração deve oferecer uma infraestrutura flexível.

4. A localização é ideal e segura?

Pense em questões práticas como: aqui é seguro? Sair à noite é tranquilo? Onde vou almoçar? Há como chegar de transporte público? É perto da minha casa? Tem área de estacionamento gratuito ou até mesmo pago? Há bicicletário? Heliponto? Lembre-se: o tempo e as possibilidades de deslocamento para você e seus clientes são fundamentais, assim como a sensação de segurança.

5. A internet é rápida e a telefonia funciona?

Mesmo em grandes cidades, não é difícil encontrar lugares onde seu celular fica sem sinal ou a internet é lenta. Seja precavido e escolha um coworking com wi-fi estável e veloz, bom sinal de telefonia. Sem isso, não dá para ser feliz no trabalho.

6. O custo-benefício compensa?

Pense em todos os custos que você teria com o aluguel de uma sala comercial, por exemplo: além da mensalidade, você precisaria pagar por energia, água, telefone, internet, limpeza, produtos como café e papel higiênico, mobília e até reformas e consertos. Ir para o coworking é realmente uma economia sensata, certo?

Agora venha nos fazer uma visita aqui no Manifesto e experimente o nosso espaço. O café quentinho e o sorriso no rosto estão sempre prontos para te receber! :)

Comment