Atualmente, segundo dados do Censo Coworking Brasil, há 180 espaços de Coworking no Brasil e mais de 56 mil estações de trabalho disponíveis. O fenômeno tem se espalhado de forma cada vez mais ágil e ganhado mais adeptos a cada dia.

Mas por que essa modalidade de trabalho tem crescido tanto? Que mudanças positivas um Coworking pode trazer para uma empresa ou profissional liberal?

Separamos 6 desses benefícios para você. Confira!

1 - Redução de custo

Em um coworking, é possível fazer reduções, em média, de 60% dos custos se comparado ao gasto de montar um escritório. Além de você não precisar se preocupar com a administração do espaço.

2 - Crescimento da rede de contatos

Muitos residentes de Coworking são profissionais liberais, freelancers ou pequenas empresas, então é muito comum que em um mesmo ambiente funcionem dezenas de empresas, o que facilitará você a aumentar a sua rede de contatos e fazer negócios a partir dela.

3 - Troca de conhecimento

Um dos pontos que as pessoas que não conhecem um Coworking estranham é justamente uma das características cruciais da modalidade: trabalhar e se conectar com pessoas de diferentes áreas de conhecimento. Talvez, no início, colocar lado a lado um designer de moda e um advogado pode parecer inusitado, mas essa é justamente uma das grandes vantagens desse formato de trabalho.

A criatividade, os insights e inspirações tendem a acontecer de forma muito mais acelerada em espaços compartilhados com diferentes nichos de atuação. Você sempre estará aprendendo algo novo e tendo contato com novos mundos.

4 - Flexibilidade no horário

Algumas pessoas têm dificuldade em compreender que é possível ter uma carreira séria e comprometida com benefícios como a flexibilidade. A resposta é simples: sim, você define o horário do seu expediente em um Coworking. Muitos residentes trabalham durante o dia, mas se quiserem podem labutar tranquilamente durante a noite, por exemplo. Sem falar que em muitos Coworking’s, inclusive no Manifesto, também é possível trabalhar nos fins de semana, se for preciso.

5 - Mais produtividade

De acordo com uma pesquisa do Global Coworking Survey, 23% dos profissionais que abandonaram o home office e se tornaram adeptos aos escritórios compartilhados tiveram aumento da produtividade. 32% deles, inclusive, relataram um aumento na renda.

6 - Ambientes de convivência

Ambiente para descontração é essencial em qualquer empresa. Sair da mesa de trabalho e poder tomar um café ou conversar com alguém é muito importante no dia a dia de qualquer profissional.

Muitos Coworkings oferecem diferentes espaços para descanso. Aqui no Manifesto, por exemplo, temos  descontraídos com vídeo game, Netflix e até uma varanda linda ao ar livre para fazer meditação. Ah, sem esquecer do Café Seu Patrício, hospedado no nosso hall de entrada, que já é um dos mais queridos da cidade.

Independentemente do lugar onde você esteja trabalhando, poder relaxar e fazer uma pequena refeição é muito importante. Nesses locais, é possível levar o próprio lanche e deixá-lo guardado na geladeira ou armário. A cozinha é compartilhada.

Ainda restam dúvidas sobre os benefícios de um Coworking? Se não, fale com a gente. Se sim, fale com a gente também! :)

Por telefone: +55 61 3247-5284
Por e-mail: comunidade@manifestocoworking.com
Ou nos visitando e tomando um café conosco:
CLN 206 Bloco A Loja 3.