Ana Paula ministra o curso de Marketing Digital aqui no Manifesto e dá algumas dicas sobre como as Mídias são importantes e influenciam em nossos negócios.

_______________

Percebo nos pequenos empreendedores que fazem curso comigo uma angústia crescente em utilizar Mídias Sociais para seus negócios, mas de maneira que dê resultado. Mas como usar Mídias Sociais para Pequenos Negócios? Minha dica como professora e pequena empreendedora é: foque nos anúncios, não em conteúdo orgânico. Vem cá que eu te explico como e porquê.

>>>>> Dica: aprenda na prática num curso presencial no Manifesto ainda em fevereiro

Há duas maneiras básicas de se trabalhar marketing em Mídias Sociais: através de conteúdo orgânico - posts sem impulsionamento - ou através de anúncios - posts promovidos ou patrocinados.O que vejo a maior parte dos pequenos empreendedores fazendo, e quase sempre sem sucesso, é lutar contra o algoritmo de alcance orgânico de páginas do Facebook e Instagram, ou seja, trabalhando conteúdo orgânico, quase que exclusivamente. Enquanto essa lógica é a base de trabalho de influenciadores digitais (pessoas que vivem de e para criar conteúdo para Mídias Sociais para influenciar a venda de produtos ou serviços), não funciona tão bem para a maior parte dos pequenos negócios.

Então a primeira dica que eu dou é: invista menos tempo em conteúdo orgânico para Mídias Sociais, e mais em conteúdo para seu blog, para seu Youtube (que tem se aproximado cada vez mais de Mídia Social, mas ainda é a segunda maior rede de busca do mundo). Um post de blog tem uma vida útil de 3, 4 anos; enquanto um post de Instagram 3 dias. O que será que vale mais a pena: escrever um post de blog bem feito, de cerca de mil palavras, com referências, que ajudam seu público-alvo (como esse que estou escrevendo agora) e que vai ser encontrado pelo Google pelos próximos 4 anos; ou gastar o mesmo tempo fazendo uma linda foto pro Instagram que vai ser esquecida em menos de uma semana? Ah, e se você ainda não entende o que é alcance orgânico, leia mais sobre isso.

A segunda dica é: aprenda a fazer bem anúncios para Mídias Sociais. Eu conto o básico sobre anúncios em Instagram e Facebook nesse post aqui. Além das dicas que estão no post - desenhar bem uma persona e caprichar nas segmentações - minha dica principal é: não desista. As primeiras segmentações que você criar podem não ser as mais certeiras, mas eventualmente você acha a que te dá mais resultado. MInha evolução nesse aspecto foi:

  • Segmentação 1: MEI, donos de páginas, criadores de eventos no Fb, donos de pequenos negócios, etc (tinham tantas segmentações que não me lembro todas); para esse caso a persona me indicou essas características.

  • Segmentação 2: A segmentação 1 tava funcionando, mas podia ser melhor. Daí me debrucei de novo sobre a persona e tentei compreender comportamentos e hábitos que esse público tem em comum. Me lembrei que no Brasil um serviço que quase todo pequeno empreendedor usa em algum momento é o Sebrae, e voilá! Essa foi a segunda segmentação que funciona bem até hoje.

  • Segmentação 3: remarketing via Facebook pixel. Como conto no post acima, o pixel do Facebook é um código de rastreamento que identifica o comportamento das pessoas no seu site e acha elas no Facebook e instagram pra você. Exemplo: e se você mostrar um anúncio de 10% de desconto para todas as pessoas que visitaram o seu portfólio nos últimos 6 meses? O Facebook pixel identifica quem foram essas pessoas no seu site e mostra anúncios para elas no Instagram e Facebook. Foi algo parecido com isso que fiz, busquei no meu site pessoas que entraram na página para baixar um e-book grátis de Marketing Digital para Pequenos Negócios (hum, será que esse público me interessa? rs).

E sabe o que é o melhor? Anúncios em Instagram e Facebook custam o mínimo de R$1 por dia. Sim, você gasta 7 reais para fazer um anúncio de uma semana. Ou mais, se você quiser atingir mais pessoas, mas o mínimo é muito barato. Não tem desculpa pra não aprender a usar essas ferramentas, certo?

Se precisar de ajuda nisso eu sou professora de pós-graduação e dou cursos para pequenos empreendedores, em BH e Brasília.

Confira a próxima data de curso em Brasília, no Manifesto Coworking, aqui.

Comment